top of page
  • Foto do escritorGrisea Biotecnologia

Dicas de como reduzir o consumo de plástico

 Apesar de extremamente útil e versátil, o consumo de plástico é altamente prejudicial ao meio ambiente. Seus impactos se estendem por diversos ecossistemas, desde o solo até os oceanos e o ar.


Reduzir o consumo de plástico é uma preocupação urgente na nossa sociedade para não haver mais prejuízo ambiental. Felizmente, há algumas medidas simples que cada um de nós pode adotar para diminuir nosso impacto ambiental e promover um estilo de vida mais sustentável, neste artigo iremos compartilhar algumas dicas para reduzir o consumo de plástico, confira:



plastico sustentavel


Evite produtos de uso único


A primeira dica de como reduzir o consumo de plástico de maneira eficaz é evitar produtos descartáveis (conhecidos como plástico de uso único) sempre que possível. Isso inclui optar por garrafas de água reutilizáveis em vez de garrafas PET’s, carregar sacolas de pano para fazer compras em vez de sacolas plásticas e escolher utensílios de cozinha duráveis em vez de talheres descartáveis.



plastico


Faça parte da economia circular para reduzir o consumo de plástico


Optar por comprar itens de segunda mão não apenas reduzir o consumo de plástico, especialmente em produtos como brinquedos e itens eletrônicos, mas também oferece uma alternativa viável e econômica.


Ao explorar brechós locais ou plataformas online de venda de itens usados, você não apenas promove a sustentabilidade ao dar uma nova vida a produtos que já existem, mas também pode descobrir opções de qualidade tão boas quanto as novas, muitas vezes a preços mais acessíveis.


Dê preferencia por bioplástico


Já existe no mercado produtos biodegradáveis e feitos a partir de fontes renováveis, como bioplástico produzidos a partir da fermentação de vegetais ricos em amido, como a beterraba, o milho e a mandioca e também bioplásticos produzidos a partir de algas marinhas, como o que desenvolvemos aqui na Grisea, alternativas como essas contribuem ativamente na redução do consumo de plástico

 

Compartilhe novos hábitos


Influenciar outras pessoas a adotarem práticas mais sustentáveis e reduzirem o uso de plástico pode começar com o exemplo pessoal e a comunicação. Ao adotar hábitos sustentáveis em sua própria vida e compartilhar suas experiências de maneira positiva e inspiradora, é possível motivar amigos, familiares e colegas a fazerem o mesmo. Além disso, é importante que ajudemos ações, ONG’s e pessoas que se empenham em reduzir o consumo de plástico. Podemos nos voluntariar para ajudá-los, doar e compartilhar as ações nas redes sociais, por exemplo.

 

Essas são apenas algumas dicas simples que podem dar uma força na luta contra a poluição por plástico e na promoção de um estilo de vida mais sustentável. Ao adotarmos práticas como as citadas nesse texto, estamos contribuindo para a redução significativa do impacto ambiental do plástico.


Juntos, podemos criar um impacto positivo duradouro no nosso planeta, garantindo um futuro mais saudável e sustentável para todos.


Conteúdo e redação por:

Mariana Soares 

Comments


bottom of page